Nota do LEGH contra o assédio e em apoio a estudantes da UDESC

24/03/2018 11:34

O Laboratório de Estudos de Gênero e História da UFSC vem a público afirmar a importância de se apurar as denúncias de assédio e violência sexual denunciadas no dia 09 de março por estudantes da UDESC. As estudantes afirmam em nota coletiva que além de terem sofrido diversas formas de assédio e violência, continuam a sentir-se ameaçadas. Para tanto é necessário que a apuração dos fatos seja realizada de forma imediata, para que sejam esclarecidas e tomadas as medidas administrativas e penais necessárias a punir responsáveis e a restabelecer um clima de segurança para as mulheres na universidade.

O assédio sexual e moral é uma forma de violência vivenciada cotidianamente por mulheres do mundo todo, colocada em evidência recentemente pela campanha #MeToo, pela qual atrizes, funcionárias do governo, jornalistas, estudantes e professoras universitárias mostraram que não se trata somente de uma violência individual, mas que estamos lidando com uma questão coletiva e política. O assédio e a violência nos atingem a todas as mulheres.

O LEGH vem trabalhando no ensino e na pesquisa com perspectiva de gênero e feminista na história há muitos anos, e sobretudo formando professoras/es e pesquisadoras/es com essas perspectivas. Compreendemos, portanto, essas questões como fundamentais para a as relações sociais, e que não pode haver uma sociedade justa sem que a equidade de gênero seja respeitada. A existência dos casos de assédio e violências de gênero dentro das próprias universidades nas quais trabalhamos mostram a importância deste trabalho de formação, e também a importância da denúncia.

Conclamamos a todas as pessoas que não deixem passar as violências sem que sejam denunciadas e apuradas.