Grupo de Estudos Críticos da Branquitude do LEGH

04/07/2018 11:02

Em maio teve início o Grupo de Estudos Críticos da Branquitude do Legh. O grupo têm a coordenação da pedagoga, educadora e pesquisadora Renata Schlickmann e conta com o apoio da psicóloga e pesquisadora Lia Vainer Schucman. Renata e Lia são pesquisadoras e autoras de trabalhos nos campos de Relações Étnico-Raciais, Letramento Racial, Estudos Críticos da Branquitude e Racismo.

Créditos do cartaz: Laíse Sousa

Temos tido a chance de começar a aprender sobre e tecer reflexões críticas da branquitude, e, de fazer reflexões sobre as diferentes manifestações do racismo e das branquitudes locais (pensadas também a partir dos debates sobre colonialismo e colonialidades, e sobre o papel da raça e do racismo no “sucesso” dos projetos coloniais e na permanência e atua

lidade das colonialidades) em diferentes territórios colonizados, com foco nas relações e intersecções entre o racismo-colonialidades (em suas diferentes manifestações e contextos) e as questões de gênero.

O grupo é aberto para quem estiver interessada/e/o nas discussões: integrantes do Legh, da UFSC, e, de toda comunidade.

Os encontros do grupo são quinzenais, nas sextas-feiras à tarde. Vem!

Agradecemos Renata e Lia, que gentilmente aceitaram o convite para coordenar e apoiar o grupo.
Agradecemos também à professora Joana Maria Pedro, ao professor Jair Zandoná e à Glenda Lunardi, bolsista do Legh, e à Laíse Sousa, artista visual e graduanda em filosofia, por todo apoio e ajuda fundamentais para que o grupo aconteça aqui.

Contato: Renata Schlickman