LEGH recebe historiador James N. Green para lançamento de livro e entrevistas

27/09/2018 10:19

Nos dias 28 e 29 de agosto de 2018, o Laboratório de Estudos de Gênero e História (LEGH) recebeu, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o historiador estadunidense James N. Green. Professor de História do Brasil na Brown University, Jim, como gosta de ser chamado, realizou o lançamento de seu livro “Revolucionário e Gay: A Vida Extraordinária de Herbert Daniel”, com uma palestra na noite do dia 28 (terça-feira) e, em seguida, respondeu perguntas do público e concedeu autógrafos às/aos suas/seus leitoras/es. A atividade foi coordenada pela professora Dra. Joana Maria Pedro e teve como mediadoras as professoras Dra. Cristina Scheibe Wolff e Marina Joffily.

No dia 29 (quarta-feira), Jim concedeu uma entrevista ao Projeto Mulheres de Luta: feminismo e esquerdas no Brasil (1964-1985), coordenado pela professora Cristina Scheibe Wolff. Na entrevista, o professor falou sobre o surgimento do Grupo Somos: Grupo de Afirmação Homossexual de São Paulo, o primeiro grupo político LGBT no Brasil, do qual ele é um dos fundadores, e das relações entre a luta de homossexuais e lésbicas com o feminismo no contexto da ditadura militar brasileira. A entrevista foi guiada pelo acadêmico de história Luiz Augusto Possamai e pelo mestrando em história Jeferson Ramos, ambos participantes do projeto, e registrada em vídeo pela doutoranda Morgani Guzzo.

Aproveitando a oportunidade, o historiador também concedeu entrevista à Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades (SAAD) da UFSC, à Revista História Bilros, do curso de História da Universidade Estadual do Ceará (UECE), e à Revista Tempo & Argumento, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).