Nota de apoio ao coletivo LivraElas UNIPAMPA

06/11/2019 12:40

Nota de apoio ao coletivo LivraElas UNIPAMPA

O Laboratório de Estudos de Gênero e História, da Universidade Federal de Santa Catarina, vem por meio desta nota manifestar seu apoio ao Coletivo LivraElas da Universidade Federal do Pampa de Sant’Ana do Livramento/RS e afirmar que repudia atos de assédio, tais como o denunciado no dia 26 de outubro por discentes daquela universidade e pelo citado coletivo.
Ressaltamos a importância de se denunciar e apurar casos como este, assim como de combater quaisquer tipos de abuso e violência de gênero dentro ou fora do ambiente acadêmico.

Assédio sexual e moral são formas de violência vivenciadas cotidianamente por  mulheres do mundo todo, nos mais diversos espaços de trabalho e acadêmicos. Dito isto, apontamos que não se trata de um caso isolado ou individual, mas de uma questão coletiva que atinge a maioria das mulheres.
Nós do LEGH, que há tantos anos trabalhamos com ensino e pesquisa a partir de perspectivas feministas, questionando as relações de gênero e seu papel estruturante nas sociedades, compreendemos que a construção de uma sociedade mais justa passa pela luta por equidade de gênero e pelo combate das mais diversas formas de violências e opressões.
Por isso, reafirmamos aqui a necessidade de discussões sobre esta temática, assim como de denúncias e apurações de casos de violência de gênero, dentro e fora das universidades.

Segue a nota emitida pelo coletivo: https://www.facebook.com/713680792031171/posts/2584439058288659/