LEGH é citado no novo dossiê da revista Acervo

04/05/2020 13:32

A nova edição da revista Acervo, do Arquivo Nacional, apresenta o dossiê “As várias faces dos feminismos: memória, história e acervos”, v. 33 n. 2 (2020), no qual apresenta a importância de se refletir sobre a preservação dos documentos e da memória dos feminismos, que estão “presentes em tempos e espaços diversos, empunhando variadas bandeiras de luta, enfrentando violentas críticas e embates, perpassados por tensões teóricas e políticas fragmentadoras”.

Na entrevista com a professora Ana Rita Fonteles Duarte, do Departamento de História da Universidade Federal do Ceará, a historiadora menciona o trabalho realizado pelo Laboratório de Estudos de Gênero e História (LEGH/UFSC) e a importância do acervo do LEGH para as pesquisas sobre a história dos feminismos no Brasil. Confira o trecho:

“A história dos feminismos no Brasil ainda é muito contada por essa vertente, quando sabemos que várias outras entidades se organizaram, se articularam e atuaram a partir de realidades outras. O trabalho do Laboratório de Estudos em Gênero e História da UFSC vem ajudando a romper essa construção, mas ainda há muito a ser feito. Para meu caso específico, como pesquisadora no Ceará, os documentos possibilitaram romper com uma hegemonia de memória que circunscrevia a atuação das mulheres a basicamente um grupo no estado. Pude ter acesso, a partir dos informes, a outras entidades, militantes e vertentes ideológicas. Há documentos que apresentam grupos na maior parte do país e buscam mapear todas as entidades atuantes em cada estado da federação, seus membros e a articulação política com partidos ou organizações de esquerda, em sua maioria”.

O dossiê tem como editoras Magali Gouveia Engel, doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e professora visitante da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Natália de Santanna Guerellus, doutora em História Social da Cultura pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e professora ATER na Université Lyon 3, França, e Rachel Soihet, doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e professora titular da UFF.

Para acessar, acesse: http://revista.arquivonacional.gov.br/index.php/revistaacervo/issue/view/81