Tese de integrante do LEGH vence Prêmio Ecléa Bosi da Associação Brasileira de História Oral

16/11/2020 09:36

Mulheres negras nos movimentos de esquerda durante a ditadura no Brasil. 1964-1985” é o título da tese vencedora do II Prêmio ABHO de Teses Ecléa Bosi da Associação Brasileira de História Oral, de autoria de Tauana Olivia Gomes Silva.

A tese foi defendida em co-tutela entre o PPGH/UFSC e a Université Rennes 2, com orientação da professora Dra. Cristina Scheibe Wolff (PPGH-UFSC) e do professor Dr. Luc Capdevila, e pode ser acessada através do link: http://www.bu.ufsc.br/teses/PHST0683-T.pdf

Além do primeiro lugar, as duas menções honrosas do Prêmio foram para estudos na área de gênero (resultado disponível aqui).

– 1º lugar: Mulheres negras nos movimentos de esquerda durante a ditadura no Brasil, 1964-1985 (Tauana Olívia Gomes Silva – PPGH/UFSC).

– Menção honrosa: Uma história toda sua: trajetórias de historiadoras brasileiras, 1934-1990 (Carmem Silvia da Fonseca Kummer Liblik – PPGH/UFPR).

– Menção honrosa: Território de afetos: práticas femininas antirracistas nos quilombos contemporâneos do Rio de Janeiro (Mariléia de Almeida – PPGH/UNICAMP).