Estão no ar os vídeos do Projeto Políticas da Emoção e do Gênero

05/05/2021 10:34

Políticas-da-emoção-e-do-gêneroEm abril, o Laboratório de Estudos de Gênero e História (LEGH/UFSC) lançou um novo projeto que envolve a pesquisa em história oral sobre a militância contra as ditaduras no Cone Sul latino-americano. O projeto Políticas da Emoção e do Gênero na resistência às ditaduras militares no Cone Sul, coordenado pela professora Cristina Scheibe Wolff e financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, é mais uma novidade com experimentação coletiva proposta pela professora e pelo laboratório.

A cada semana, o projeto apresenta, em formato de mini documentário com cerca de dez minutos, um novo vídeo em seu canal do Youtube. Os roteiros partem de entrevistas realizadas pelas/os pesquisadora/es do LEGH com ativistas e militantes que lutaram contra as ditaduras em países como a Argentina, o Brasil, o Paraguai, Uruguai e Chile para abordar as experiências de resistência às ditaduras relacionadas às emoções, aos afetos e às relações de gênero. “Os vídeos trazem novas possibilidades de reflexão sobre as ditaduras do Cone Sul e sobre os movimentos da resistência e feministas, a partir da história das emoções”, declara Cristina Scheibe Wolff, coordenadora do Projeto.

Além dos vídeos, o Projeto ainda prepara o lançamento de um livro que irá trazer capítulos equivalentes aos vídeos, abordando emoções como o amor, a amizade, a esperança, o medo, a culpa, o luto, a raiva, o ódio, a coragem, o riso e a voluntariedade.

Para saber as novidades e os lançamentos, é só se inscrever no canal.

Acompanhe também as redes sociais do LEGH:
Facebook: https://www.facebook.com/legh.ufsc
Instagram: https://www.instagram.com/legh.ufsc/
Youtube: www.youtube.com/generoehistoria
Site: legh.paginas.ufsc.br/

Redação: Morgani Guzzo
Card de divulgação: Elaine Schmitt