Ranking posiciona Joana Maria Pedro como uma das pesquisadoras mais influentes da América Latina

26/10/2021 08:42

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) tem 165 pesquisadores entre os mais influentes da América Latina, segundo o ranking AD Scientific Index 2021, e a nossa querida Joana Maria Pedro, uma das coordenadoras do Laboratório de Estudos de Gênero e História (LEGH/UFSC), é considerada uma das pesquisadoras mais influentes da América Latina.

A professora e atual coordenadora do IEG (Instituto de Estudos de Gênero) possui graduação em História pela Universidade do Vale do Itajaí (1972), mestrado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (1979) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1992). Fez pós-doutorado na França, na Université d’Avignon, entre 2001 e 2002, e também nos Estados Unidos, na Brown University entre 2016 e 2017.

Em sua vasta produção científica, Joana orientou dezenas de trabalhos de conclusão de curso, dissertações de mestrado e teses de doutorado e coordenou eventos e programas de pós-graduação. Também publicou diversos livros, entre eles, “Mulheres honestas, mulheres faladas” e “Nas tramas entre o público e o privado” e foi coautora de “Gênero, feminismo e ditaduras no Cone Sul”; “História das mulheres no Brasil”; “Nova História das Mulheres”, “O Brasil no Contexto 1987-2007”; “História da cidadania” e “O Brasil no Contexto 1987-2017”.

Entre seus artigos de maior destaque, está “Traduzindo o debate: o uso da categoria gênero na pesquisa histórica”, que possui grande popularidade no âmbito dos estudos feministas e de gênero.

Sua importância na área é reconhecida por inúmeras universidades e pesquisadoras que frequentemente a convidam para ministrar palestras e conferências em várias partes do Brasil e do mundo. Joana também concedeu entrevistas publicadas por revistas científicas como História em Reflexão, História Ciência Saúde – Manguinhos, Revista Em Perspectiva, Revista de História Bilros, entre outras.

UFSC está entre as 10 universidades mais relevantes da América Latina

A UFSC está em destaque no ranking. Entre as 453 instituições de ensino superior latino-americanas, nossa universidade ocupa a 10ª posição, e entre as federais brasileiras, é a 5ª colocada, atrás da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

No ranking dos 10 mil principais cientistas dos países membros do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), a UFSC está na 24ª posição entre 1.033 instituições de ensino ranqueadas. A partir do ranking, conseguimos identificar o desempenho científico e o valor agregado da produtividade científica de cientistas individuais, além de fornecer classificações das instituições.

Instituições do Sul Global, e, sobretudo, as ciências humanas, ainda ocupam lugares marginais em comparação aos países hegemônicos. Contudo, tal mapeamento nos aponta, mesmo que brevemente, o mar de produções significativas da nossa região.

Em tempos de ataque à educação, a pesquisa acadêmica, as revistas científicas, e principalmente, aos estudos de gênero, torna-se de extrema importância comemorar vitórias como essa.

* Com informações do IEG.