Notícias

Já está disponível on line o livro resultante das conferências do Colóquio Internacional Gênero, Feminismos e Ditaduras no Cone Sul, realizado na UFSC, de 4 a 7 de maio de 2009.

PEDRO, Joana Maria e WOLFF, Cristina Scheibe. Gênero, Feminismos e Ditaduras no Cone Sul. Florianópolis: Editora Mulheres, 2010.

“Este livro apresenta de forma original e comparativa a articulação entre Gênero, Feminismos e Ditaduras na história recente do Cone Sul através de textos de pesquisadoras/es de diversos países. Ou seja, a forma como as ditaduras nestes diversos países (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai) interferiram ou não nos movimentos feministas e de mulheres dos anos setenta e oitenta, na produção de mudanças ou permanências nas relações de gênero. O que se discute é a maneira como os movimentos sociais e as próprias ditaduras utilizaram o gênero e suas estratégias discursivas e em suas práticas de luta e/ou repressão, como viveram homens e mulheres suas trajetórias de luta e de exílio, a partir de uma perspectiva de gênero.
Os textos colocados no início do livro fazem análises de processos ocorridos em um ou mais países, estabelecem comparações e apresentam resultados de pesquisas minuciosas. Ao final do livro, no entanto, consideramos importante também apresentar quatro textos que são depoimentos de pessoas que viveram o momento estudado, mas que não deixam de apresentar uma reflexão, calcada na experiência ulterior de cada uma das ‘depoentes’, sobre a centralidade do gênero e da discussão feminista para a compreensão do processo histórico em foco.”

Joana Maria Pedro
Cristina Scheibe Wolff

Para conferir, clique aqui